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Leia atentamente as informações abaixo. Para qualquer dúvida, entre em contato pelos nossos canais.

Neste contexto desafiador, o papel do síndico assume uma importância ainda maior. Vocês, que têm sido pilares de nossa comunidade, agora são chamados a liderar não apenas na gestão cotidiana, mas também na resposta e reconstrução após essa inundação.

É fundamental reconhecer que, além de suas responsabilidades habituais, os síndicos são agora agentes fundamentais de apoio, orientação e esperança para todos os moradores.

Buscando atender a esta demanda, em parceria com outras grandes empresas do mercado imobiliário, desenvolvemos um guia completo com orientações e informações para enfrentarmos este momento de crise:

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Conte com o apoio e a orientação do seu Gestor de Carteira através do Telefone/Whatsapp direto.

Estamos também à disposição também através do (51) 33279001.

O pagamento efetivo da cota condominial é um princípio fundamental para a manutenção e funcionamento adequado dos espaços coletivos, e está previsto no artigo 1.336, inciso I, do Código Civil.

Mesmo em situações de calamidade pública, esse compromisso não pode ser negligenciado, afinal, é por meio desses recursos que o condomínio irá arcar com as despesas necessárias para restaurar as condições de habitabilidade da edificação afetada.

Em virtude desta previsibilidade do pagamento sendo amparado pela Lei, os condomínios costumam não perder a arrecadação mesmo nestas situações atípicas, pois é dever legal do condômino pagar a cota de condomínio.

Ainda assim, existem soluções que evitam a perda de receita em caso de aumento da inadimplência, como Receita Garantida, ou ainda de suplementação de recursos através de empréstimos e adiantamentos de arrecadação para casos de maior necessidade.

Podemos te auxiliar com a orientação dos nossos especialistas em Soluções Financeiras através do Telefone/Whatsapp (51) 99564-4540.

Em caso de alguma situação de prejuízo envolvendo o condomínio, na qual o segurado pretende acionar a sua companhia seguradora, orientamos os seguintes passos iniciais: Realizar o levantamento dos danos ocorridos; Comunicar a Guarida Corretora de Seguros ou a companhia seguradora de imediato; Conservar intocados todos os indícios e vestígios do evento deixados no local e nos bens segurados, enquanto for necessário para constatação e apuração da Seguradora; Aguardar a chegada do vistoriador para avaliar a extensão dos danos; Na impossibilidade deste aguardo, efetuar registro fotográfico detalhado de todos os danos, é muito importante preservar os itens danificados (telhas, portas, vidros e outros) só descartando os mesmos após as vistorias das companhias seguradoras;

Após envio da documentação à Seguradora, acompanharemos todo o processo até a fase final de liberação de indenização.

Nossos canais de comunicação: Telefone/WhatsApp: (51) 3327.9002 | (51) 98449.8837 E-mail: sinistros.seguros@guarida.com.br

Você também pode entrar em contato com a central de atendimento: Central de atendimento: 51 3327.9002 Atendimento para Seguro Fogo Conteúdo + Pet Protegido: 0800.202.2444

O Fundo de Reserva ordinariamente deve ser utilizado com a devida deliberação em assembleia. Não cabe ao síndico se valer do fundo de reserva para o pagamento de despesas ordinárias, sob pena de descaracterização de sua finalidade, que é cobrir despesas não previstas antecipadamente.

Entretanto, quando há situações excepcionais, em que uma obra ou reparação urgente é necessária a ser realizada eis que está em perigo a segurança dos condôminos, o síndico poderá utilizar sem a necessidade de autorização.

É recomendado então que, após a utilização da reserva, seja convocado assembleia para explicar aos condôminos a finalidade do uso e eventualmente prestar contas. O ideal é sempre contar com pelo menos 3 orçamentos, comprovando que foi feita a melhor escolha dentre as propostas, e ainda a anûencia do Conselho Fiscal/Consultivo.

De qualquer forma, busque a orientação do seu Gestor de Carteira através do Telefone/Whatsapp direto. Estamos à disposição também através do (51) 33279001.

Através da nossa Agência Virtual - https://agenciavirtual3.guarida.com.br - o síndico pode acompanhar toda movimentação financeira, bem como os saldos e situações das contas do seu condomínio.

É importante se atentar ao que está contemplado na Previsão Orçamentária do condomínio, para que não haja descasamento entre a arrecadação e os gastos, bem como os recursos sejam extraídos das contas adequadas.

Por isso sugerimos buscar sempre a orientação do seu Gestor de Carteira através do Telefone/Whatsapp direto. Estamos à disposição também através do (51) 33279001.

O condomínio é uma comunidade onde todos os condôminos compartilham responsabilidades e custos. O pagamento da cota condominial é parte integrante desse compromisso coletivo, garantindo que os recursos estejam disponíveis para a manutenção, conservação e reparo das áreas comuns e das estruturas prediais.

O pagamento da cota de condomínio não é apenas uma obrigação legal, mas também um ato de solidariedade e responsabilidade social. Ao contribuir regularmente, cada condômino está colaborando para o bem-estar e a preservação do patrimônio comum, demonstrando um compromisso com a coletividade e o interesse geral da comunidade condominial.

Caso o condômino tenha dificuldades em função dos reflexos da recente catástrofe climática, por redução de renda, procure conversar com o Síndico para que encontrem uma solução, restabelecendo o fluxo de pagamento.

Para mediar e auxiliar em tais situações, estamos à disposição também através do (51) 33279001.

O pagamento da cota condominial garante que os recursos estejam disponíveis para a manutenção, conservação e reparo das áreas comuns e das estruturas prediais. É por meio desses recursos que o condomínio pode arcar com as despesas necessárias para restaurar as condições de habitabilidade da edificação afetada.

O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados. A Lei não autoriza ao síndico perdoar tais encargos ao condômino inadimplente, podendo o síndico inclusive responder ao pagamento de todos os encargos que o condomínio deixou de receber.

Logo, isso não é opção do síndico, o crédito é um valor devido ao condomínio, ele não tem autonomia para tal ato.

De qualquer forma, caso o condômino tenha dificuldades em função dos reflexos da recente catástrofe climática, por redução de renda por exemplo, procure conversar com o Síndico para que encontrem uma solução, analisando o parcelamento da dívida e restabelecendo o fluxo de pagamento.

Para mediar e auxiliar em tais situações, estamos à disposição também através do (51) 33279001.

O condomínio é uma comunidade onde todos os condôminos compartilham responsabilidades e custos. O pagamento da cota condominial é parte integrante desse compromisso coletivo, garantindo que os recursos estejam disponíveis para a manutenção, conservação e reparo das áreas comuns e das estruturas prediais.

O pagamento da cota de condomínio não é apenas uma obrigação legal, mas também um ato de solidariedade e responsabilidade social. Ao contribuir regularmente, cada condômino está colaborando para o bem-estar e a preservação do patrimônio comum, demonstrando um compromisso com a coletividade e o interesse geral da comunidade condominial.

Caso o condômino tenha dificuldades em função dos reflexos da recente catástrofe climática, por redução de renda, procure conversar com o Síndico para que encontrem uma solução, restabelecendo o fluxo de pagamento.

Para mediar e auxiliar em tais situações, estamos à disposição também através do (51) 33279001.

Apesar das circunstâncias, o estado de calamidade pública não desobriga o condômino do pagamento da cota condominial. O pagamento é importante para manutenção e funcionamento do condomínio.

Caso o condômino tenha dificuldades em função dos reflexos da recente catástrofe climática, por redução de renda por exemplo, procure conversar com o Síndico para que encontrem uma solução, analisando o parcelamento da dívida e restabelecendo o fluxo de pagamento.

Para mediar e auxiliar em tais situações, estamos à disposição também através do (51) 33279001.

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